Existem milhares de empreendedores com mais de 50 anos que são muito bons de negócios e na tecnologia.
Pessoas com 50 anos ou mais representam um público maduro que está prestes a iniciar um novo ciclo da vida, a chamada Terceira Idade. Essa é uma significativa fatia da população e que mais cresce no país, segundo dados do IBGE. Essas pessoas tem bastante experiência e, paralelamente, precisa encontrar um significado nessa transição. Uma possibilidade para esse encontro é o empreendedorismo maduro.
Um estudo do SEBRAE aponta que existem mais de 650 mil idosos atuando como empresários, sendo que 10,8% deles ainda não empreenderam, mas admitem ter vontade.
EMPREENDEDORES 50+ ESTÃO CRESCENDO CADA DIA MAIS
Esses profissionais 50+ perceberam a necessidade de continuar trabalhando por um bom tempo, aposentados ou não, principalmente perante a Crise da Previdência. E é nesse período da vida em que profissionais maduros desejam se dedicar a algo estimulante, para se sentirem realizados e integrados com outras pessoas de valores em comum.
Se você é um desses profissionais com 50+ e pretende empreender, aqui vão quatro super dicas encarar esta jornada:
- Conheça as novas tecnologias. Aplicativos que aumentam a produtividade são muito úteis, quer para gerenciar a performance individual, quanto o desempenho uma equipe. Marketing Digital é fundamental para todos os segmentos de negócios. Existem diversos cursos online gratuitos e econômicos para começar. Alguns Workshops e cursos presenciais lhe ajudarão no aprimoramento tecnológico e no networking. O Youtube é uma rica fonte sobre esses assuntos.
- E equipes com maduros e jovens. Idade gera credibilidade nas negociações e a juventude energiza o ambiente de trabalho. Crie um espaço colaborativo misturando os dois, ou frequente um Coworking que já ofereça isso. Pensamento acelerado e criativo dos jovens é inegavelmente útil para inovação. Compondo com resiliência dos 50+ é a formatação de um negócio potencialmente de sucesso, principalmente nos primeiros meses do negócio. Sua equipe pode ser formada com colaboradores e/ou parceiros.
- Confie na sua experiência. Empreender não é fácil. Ainda mais para quem estava acostumado ao modelo tradicional de trabalho. Porém, se você encontrou uma solução para as dores e necessidades de outras pessoas, ou organizações, deve acreditar e realizar. A grande vantagem da idade é a experiência adquirida. Confie no que você sabe e acredite que é capaz de aprender mais ainda. Autoconfiança é essencial.
- Crie soluções para o público 50+. Pessoas maduras têm a empatia necessária para criar produtos sob medida para as pessoas na mesma faixa etária. Isso porque compreendem melhor os problemas e necessidades. Imagine que você se deparou com problemas de mobilidade urbana. O que cha de criar uma solução para isso? Talvez tenha tido algum problema de saúde e adotou um novo estilo de vida. Então, já pensou em vender esse modelo como solução? Ou ainda, se você encontrou um(a) namorado(a) depois dos 50 anos num espaço de dança. Criar um espaço semelhante para mais pessoas maduras não seria uma boa ideia? Ou oferecer soluções para aquele espaço ficar melhor e proporcionar mais encontros.
Lembre-se: onde existe problema, existe oportunidade para empreender. Mas é necessário um modelo mental empreendedor que não depende da idade para pensar desta forma. Acredite no seu talento.